sábado, 19 de janeiro de 2013


Olimpíadas Escolares passam a se chamar Jogos Escolares da Juventude

Competição continuará a ser disputada em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos.




Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2005 como forma de estimular a prática esportiva nas escolas e auxiliar a descoberta de jovens talentos para o esporte de alto rendimento, em 2013 as Olimpíadas Escolares passam a se chamar Jogos Escolares da Juventude. A nova designação escolhida pelo COB foi em atendimento à solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.
A escolha do nome pelo COB segue o conceito dos Jogos Olímpicos da Juventude, cuja primeira edição foi realizada em 2010, em Cingapura. Naquela oportunidade, 35 atletas que integraram o Time Brasil haviam disputado as Olimpíadas Escolares.
A mudança do nome do evento não implicará em alterações no formato da competição. Os Jogos Escolares da Juventude continuarão a ser disputados em duas faixas etárias. Em 2013 o evento para atletas de 12 a 14 anos será disputado em Natal (RN), em setembro, e para atletas de 15 a 17 anos em Belém (PA), em novembro. 
A novidade deste ano será a entrada de lutas (olímpica) no programa de competições de 15 a 17 anos. A modalidade já integrava o programa de 12 a 14 anos.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio dos Governos locais.
Fonte:Comitê Olímpico Brasileiro (COB)